Nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, a diretoria da Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (ANEPF) esteve reunida com a nova Diretora de Gestão de Pessoas da Polícia Federal, a DPF Helena de Rezende.
O encontro teve como objetivo principal parabenizar a nova Diretora da PF pela designação e estabelecer um canal de comunicação técnico e propositivo. Na ocasião, a ANEPF entregou em mãos um ofício detalhando as pautas estruturantes essenciais para a modernização da nossa categoria e para a eficiência da Polícia Federal como um todo.
Pautas Estratégicas em Debate
Durante a reunião, reforçamos a necessidade urgente de alinhar o cargo de Escrivão à realidade contemporânea da investigação policial. Os principais pontos abordados foram:
Transformação do Cargo: A defesa técnica pela mudança de nomenclatura ou unificação, seguindo o modelo da nova Lei Orgânica Nacional das Polícias Civis.
Modernização dos Concursos: A proposta de atualização dos editais para refletir o trabalho real do EPF (investigação, análise, processamento digital, planejamento e deflagração de operações, toda a parte de polícia de fiscalização, etc), e substituindo a disciplina de Arquivologia por tema mais relevante.
Nivelamento na ANP: A harmonização da carga horária de disciplinas operacionais nos cursos de formação, conforme vem sendo tratado com a ANP/PF.
Segurança Jurídica Previdenciária: O acompanhamento da situação dos colegas que ingressaram entre 2013 e 2019 (garantias a respeito da integralidade/paridade).
Parceria pela Saúde: Programa PlenaMente PF
A gestão de pessoas eficiente não se faz apenas com reestruturação de cargos, mas também com o cuidado humano. Atendendo a um pedido direto da Diretora Helena de Rezende e inaugurando esta nova fase de parceria entre a DGP/PF e a ANEPF, reforçamos a importância do cuidado com a saúde mental.
O serviço policial é atividade de alto risco e estresse. Por isso, divulgamos abaixo os detalhes do programa PlenaMente PF, uma ferramenta essencial disponibilizada pela instituição, que vem sendo ainda pouco utilizada, segundo informações da DGP/PF.
Como funcionam os atendimentos?
O PlenaMente PF conecta você a psicólogos e psiquiatras qualificados de forma rápida, segura e gratuita. Todo o processo é sigiloso e pensado para o acolhimento do servidor.
O passo a passo é simples:
Escolha o atendimento: Suporte imediato ou agendado.
Selecione o canal: Chat, ligação telefônica ou videochamada.
Receba acolhimento: Orientação com profissionais especializados.
Acompanhe: Monitore seu progresso retornando às consultas.
Baixe o App e consulte agora
Para acessar, faça o download do aplicativo Saúde24h.
📲 Android:
Informações adicionais:
📞 Telefone/WhatsApp: 0800 333 4423 (Suporte Técnico)
📧 Coordenação-Geral de Saúde: cgs.dgp@pf.gov.br
A ANEPF segue firme no propósito de valorizar o Escrivão de Polícia Federal, tanto através da luta por reconhecimento legal e reestruturação, quanto pelo cuidado com o bem-estar de cada servidor.
Juntos somos mais fortes.
Brasília, 24/11/2025.

Nenhum comentário:
Postar um comentário