A Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal (ANEPF), representante legítima dos Policiais Federais que exercem o cargo de Escrivão de Polícia Federal, encaminhou, na data de hoje, ofício ao Sr. Corregedor Geral da Polícia Federal (COGER), para trazer novamente tema que vem afetando sobremaneira o dia a dia dos Escrivães de Polícia Federal, com relação aos problemas e instabilidades do sistema ePol, especialmente devido à percepção generalizada de agravamento da situação nos últimos meses.
A ANEPF tem se reportado à administração da Polícia Federal pelo menos desde metade do ano de 2020 a respeito dos problemas e instabilidades do sistema ePol, e de todas as consequências que resultam desta situação, com reflexos diretos na saúde mental e na qualidade do trabalho exercido pelos Escrivães de Polícia Federal no âmbito da polícia investigativa/judiciária.
Em que pesem as reuniões já realizadas entre esta entidade e a gestão da Polícia Federal sobre este tema, quando nos foram apresentadas as explicações, bem como cenários, cronogramas, e as possíveis soluções à época, entendemos que o assunto não avançou conforme se esperava.
As circunstâncias atuais exigem maior atenção por parte da gestão da Polícia Federal, sobretudo na tomada de ações práticas, como o aumento do nível de prioridade do projeto – i.e., maior alocação de recursos financeiros, humanos e tecnológicos, melhor acompanhamento por parte do escritório de projetos (“PMO”), patrocínio político por parte da alta gestão, etc –, para que a situação possa começar a ser revertida, e que isto ocorra efetivamente num futuro não muito distante, já que o assunto é urgente.
Muitas das queixas detalhadamente apresentadas já no ano de 2020, época em que o sistema ainda era considerado pelos usuários como “em desenvolvimento”, persistem até hoje, e algumas situações até mesmo pioraram.
Apesar de nossa intenção, desta vez, não ser a de esgotar o tema, ou mesmo de enumerar exaustivamente todos os problemas existentes – até porque a equipe do projeto ePol já tem total conhecimento e controle dessas demandas, muitas delas apresentadas diretamente pelos usuários do sistema, através da equipe de suporte do Microsoft Teams –, para melhor ilustrar a situação, enviamos no corpo do ofício algumas das queixas recebidas recentemente por nossos representados.
Em razão do cenário acima descrito, solicitamos à gestão da Polícia Federal urgente e especial atenção com relação aos temas acima narrados que estão afetando sobremaneira o moral, a serenidade e em alguns casos até a sanidade dos colegas, que se veem encurralados, sem “luz no fim do túnel”, já que não veem indicativos mínimos de que a situação encontra-se em vias ser resolvida ou mesmo de melhorar, ainda que um pouco.
Diretoria Executiva
Brasília, 27/04/2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário