A Associação Nacional dos Escrivães de Polícia Federal, entidade classista que representa legitimamente os Escrivães de Polícia Federal, divulga o resultado preliminar da Enquete 1/2020 ANEPF, com os dados brutos constantes do Google Forms, ferramenta utilizada para a realização da pesquisa e compilação automática dos dados.
A enquete contou com 478 respondentes, tanto da ativa quanto aposentados, e foi uma das pesquisas com maior percentual de participação até hoje entre os colegas Escrivães de Polícia Federal.
Primeiramente vamos identificar e classificar os respondentes.
99,6% dos respondentes possuem nível superior, sendo que 36% dos respondentes possuem pós-graduação, 1,7% possuem mestrado, e 0,6% pós-doutorado.
Cerca de 2/3 dos respondentes são associados da ANEPF ou pretendem ser.
Agora, vamos às respostas da enquete propriamente dita.
Cerca de 73% dos respondentes encontram-se insatisfeitos ou muito insatisfeitos com relação às atribuições e atividades que desempenham (ou desempenhavam, quando na ativa). Apenas 17% encontram-se satisfeitos ou muito satisfeitos.
92% dos respondentes acham que o efetivo exercício no cargo de Escrivão de Polícia Federal não atendeu as expectativas de quando estudou, treinou e prestou concurso para a Polícia Federal, sendo que mais da metade destes encontram-se decepcionados e infelizes, e os demais encontram-se "conformados". Apenas 7,7% dos respondentes consideram-se felizes e realizados.
Sobre a contribuição dos colegas à instituição Polícia Federal, 91% dos respondentes acham que o conhecimento técnico/acadêmico e a experiência pessoal/profissional que possuem poderiam contribuir (ou ter contribuído, no caso dos aposentados) muito mais com a atividade investigativa da Polícia Federal.
Por fim, 89,1% dos respondentes são totalmente a favor da unificação dos cargos de Escrivão de Polícia Federal e Agente de Polícia Federal, com a consequente contratação de servidores administrativos para o trabalho administrativo cartorário. Ainda tivemos 9% de respondentes que se mostraram indiferentes à mudança, e apenas 1,9% são contra a unificação dos cargos.
Esta divulgação é preliminar, e visa dar conhecimento oportuno aos colegas, à administração e à sociedade em geral sobre a situação atual, a atuação, os desejos e anseios dos Escrivães de Polícia Federal, e sobre as possíveis mudanças na carreira policial federal.
Presidência e Diretoria ANEPF
Brasília, 06 de Julho de 2020
Nenhum comentário:
Postar um comentário