quinta-feira, 26 de junho de 2025

Conheça a história da ANEPF desde a sua fundação até o ano de 2025

A ANEPF surgiu do anseio coletivo da maioria dos Escrivães de Polícia Federal espalhados pelos diversos Estados da Federação. Esse movimento começou por meio do grupo de webmail "Fórum EPF", criado com o objetivo exclusivo de debater questões relacionadas à categoria.

Após ampla participação e votação entre os membros do grupo, foi deliberada — por decisão unânime — a criação de uma associação de âmbito nacional. Coube ao EPF Jivago Fernandes da Silva dar início à formalização da entidade, convocando todos os Escrivães então lotados na SR/PF/SE para uma reunião no auditório da unidade.

Foi nessa ocasião que se lavrou a ATA DE FUNDAÇÃO da ANEPF, no dia 9 de maio de 2012 — data que, a partir de agora, passa a ser reconhecida como o aniversário da ANEPF e será lembrada todos os anos, enquanto sua existência for necessária para a valorização da nossa categoria.

Após a fundação, Jivago providenciou o registro oficial da associação nos órgãos competentes, como o cartório de registro civil e a Receita Federal (CNPJ nº 17.040.150/0001-21, com data de 10/09/2012), tornando-se o primeiro Presidente da história da ANEPF.

Com o crescimento da entidade e o aumento das demandas institucionais, especialmente em Brasília, local onde se concentram as principais articulações com a administração central da Polícia Federal, surgiu, cerca de um ano depois, a necessidade de transferir a presidência para colegas sediados na capital. Foi então convocada uma eleição direta para escolha de nova diretoria.

A linha do tempo das gestões seguintes foi a seguinte:

2º Presidente (2013–2016): EPF Ricardo Wisnievski (Brasília/DF)

3º Presidente (2016): EPF Vicente Delgado (Brasília/DF), que por razões pessoais teve que ser substituído durante o mandato por:

4º Presidente (2016-2019): EPF Ednir dos Santos Nascimento (Rio de Janeiro/RJ)

5º Presidente (2019–2022): EPF Flavio Werneck Meneguelli (Brasília/DF)

6º Presidente (2022-2025): EPF Flavio Werneck Meneguelli (Brasília/DF)

Desde então, a ANEPF tem se consolidado como entidade nacional legítima e representativa, com assento e voz nos principais fóruns classistas da Polícia Federal. Seu papel é hoje amplamente reconhecido pela gestão central do órgão, pela FENAPEF, bem como pelos sindicatos estaduais e associações de classe.

Ao longo de sua história, a ANEPF tem atuado de forma firme e propositiva na defesa dos Escrivães de Polícia Federal, buscando o seu aperfeiçoamento, reconhecimento institucional e a modernização de suas atribuições.

Esta narrativa histórica foi construída a partir dos relatos de Jivago Fernandes da Silva, EPF, Matrícula 6112 – Classe Especial (atualmente aposentado), 1º Presidente e Fundador da ANEPF.

Brasília, 26/06/2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário