quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

Nota oficial ANEPF dez 2023


NOTA OFICIAL

Mais uma vez os policiais federais não são ouvidos como deveriam. Homens e mulheres que exercem atribuições das mais amplas e complexas, em todos os cantos do país, mais uma vez recebem dos representantes do governo uma mensagem de “pouco caso”.

A Carreira Policial Federal, até hoje, é dividida em castas, retrato de uma estrutura desigual, disfuncional e inefetiva que fingem não existir. Na posse do Presidente Lula, neste ano, esses homens e mulheres estavam lá para garantir a segurança do evento e ouviram, no discurso de posse, que seriam combatidas as injustiças, inclusive no serviço público. 

Os policiais federais acreditaram, mais uma vez, nos discursos e promessas de corrigir ou amenizar as injustiças vividas no seio de sua própria estrutura organizacional. Uma proposta de reestruturação salarial construída em consenso. Assinada, bancada e impulsionada pelo Diretor Geral da Polícia Federal e pelo Ministro da Justiça foi encaminhada ao MGI (Ministério de Gestão e Inovação) para seguir seu curso em mesa de negociação até aprovação.

Se não corrigia totalmente as diferenças e problemas internos, amenizava em muito o abismo salarial existente entre os vários cargos da carreira policial e dos servidores administrativos, fruto de recorrentes reposições lineares que, a cada negociação, agrava a situação de briga interna e beligerância.

Eis que o MGI arrasta as negociações até o fim deste ano e, pasmem, apresenta proposta praticamente linear, atendendo quase integralmente os anseios das castas superiores – já denominadas “CASA GRANDE” mantendo os bravos policiais federais que formam a base investigativo-reguladora-controladora-operacional da instituição num patamar de categoria subjugada – “SENZALA”, onde infelizmente o que se consegue enxergar como anseio é ser o CAPITÃO DO MATO da vez, substituído ao desmando do senhor feudal do momento.

O sentimento não poderia ser outro a não ser, novamente, a traição. Sob o discurso de combater injustiças, somos o exemplo do divórcio entre o que se prega e o que se faz. Sem saída, no risco de não receber nada, enquanto a CASA GRANDE se deleita. Impõe-se a aceitação do que foi oferecido para continuar lutando, sinalizando uma “RENDIÇÃO TEMPORAL”, mas sempre tendo em mente a busca da reparação das históricas injustiças.

Importante salientar que não se está aqui ignorando a mesa de negociação, tão importante para quebrar 6 anos de prejuízos nas remunerações, com redução nominal nos salários líquidos e “com a granada no bolso”, - segundo o ex-Ministro da Economia. Um realinhamento democrático, mas que ainda não conseguiu retirar os traços ditatoriais de triste período recente da história brasileira e que refletem até hoje na estrutura ditatorial da Polícia Federal. “Só faltou reconvocar os extintos “CENSORES” para finalizar o acordo assinado” diria Mário Quintana. 

Resumo: a proposta tem seu valor e poderia ser uma vitória. Mas que se tornou amargo frente às promessas de encarar uma estrutura da época da ditadura. De valorização novamente da CASA GRANDE, os maiores salários, em detrimento de quem carrega o piano e faz a defesa diuturna da democracia brasileira. De um valor menor que os apresentados a outras polícias que não tem a mesma competência.

A verdade é que conseguimos combater as ilegalidades e estamos retornando à normalidade da democracia. Mas....aí vai o pedido direto ao Presidente:

Presidente Lula, as injustiças não estão sendo combatidas. Foram ampliadas. O termo de rendição está assinado. Os problemas perduram. A história ensina. Não pode ser esquecida. Os erros do Ministério da Justiça e Polícia Federal estão sendo novamente repetidos. Vamos novamente chancelá-los? As armadilhas repetidas estão sendo armadas e empoderadas novamente? É o que vemos nesse primeiro ano de MJ e projetos de segurança pública infelizmente. 

A injustiça e o desmando podem ser ambidestros, se posicionam onde derem espaço. Não escolhem lado ou bandeira. Escute! Ouça os conselhos de quem não está nos grandes cargos, mas carrega os grandes fardos.

ANEPF

Brasília, 28/12/2023

13 comentários:

  1. Parabéns! Muito bem escrito. É necessário dar visibilidade ao seu texto.

    ResponderExcluir
  2. Vai de encontro o que prega as cartilhas da Esquerda. Mais uma vez, privilegia à Alta Classe.

    ResponderExcluir
  3. Triste ver a traição praticada, principalmente, contra o pessoal do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso dos administrativos vocês constituíram uma equipe para traí-los, e foram sem dó.

      Excluir
    2. Sem a menor sombra de dúvidas os administrativos da PF foram tratados como lixo pela PF e pelo Governo. Só demonstra o descaso do órgão com a carreira administrativa que é a mais desfavorecida, que ganha menos e que hoje os administrativos mal conseguem sustentar seus planos de saúde, muitos já não o têm. Esta é a verdadeira face de um órgão policial que expurga os seus administrativos, que os usa e joga fora. A reunião do dia 22/12/2023, o qual excluiu de forma obscura o Sinpecpf foi totalmente desleal e desonesta com os administrativos da PF, uma verdadeira facada pelas costas dos administrativos desta casa que promovem os salários todo mês nas contas dos policiais, que compram munições, armas e demais equipamentos de proteção para que os colegas policiais possam trabalhar em segurança, que gerem os contratos os quais promovem a infraestrutura para a área fim trabalhar. Esta é a PF que discrimina, esta é a PF que segrega.

      Excluir
  4. Foi correta a aceitação, porém devemos buscando melhorias. Certa feira o Lula, aqui em Fortaleza, na greve de 2004, disse: "aceite o q dão, depois corra atrás do resto"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seguir conselhos do Lula é roubada!

      Excluir
    2. O cabra mente mais do que come! E desde o tempo de sindicalista negociava com os patrões para levar vantagem em detrimento dos sindicalizados, segundo Emílio Odebrecht.

      Excluir
  5. Imagina então como os Agentes Administrativos se sentem frente o desrespeito e traição que sofremos a anos.

    ResponderExcluir
  6. Muito triste vê uma categoria como os servidores administrativos que trabalha muito dentro da Polícia Federal e dá o seu melhor, ser tão desvalorizado e deixado sempre prá trás ou seja os que mais precisam não recebe nada e os que mais ganham são os que mais recebem.

    ResponderExcluir
  7. Se vocês estão se sentindo escravos, o que fizeram com os agentes administrativos? Trataram como o verme do excremento do cavalo do bandido. E o pior: a carreira policial aceitou.

    ResponderExcluir
  8. E mais uma vez os Agentes Administrativos ficaram para trás, fortalecendo o desvio de função (com servidores policiais ganhando ao menos 3X mais para fazer o trabalho de aadm) e a terceirização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desvio de função esse que é muito viável para os policiais.

      Excluir